Você sabe o que é o Google Analytics? Se a resposta for “não”, você pode estar deixando passar inúmeras oportunidades de negócios na internet, já que esta ferramenta é, hoje, uma importante aliada das empresas na hora de entender o público do seu site, loja virtual ou blog.

O Google Analytics é um serviço grátis que o Google oferece para os sites permitindo que seja possível realizar um monitoramento de tráfego nas páginas da internet. Ele pode ser instalado em qualquer site, blog ou loja virtual e, além de fornecer dados relacionados ao número de visitas que um site recebe, o Google Analytics também nos dá informações valiosíssimas sobre como estes visitantes se comportam dentro de suas páginas.

Para se ter uma ideia, ele oferece mais de 500 métricas distintas e opção de personalização de relatórios. Tudo isso para que você avalie os diversos aspectos do seu site, incluindo o conteúdo, a estrutura, o layout e os locais (links e outros sites) que direcionam para ele.

Entre as informações que a ferramenta fornece estão, por exemplo, quais páginas os visitantes mais acessaram, qual o tipo de dispositivo utilizado (computador, tablet ou smartphone), em qual cidade do país ou do mundo eles estão, qual a origem destas visitas (redes sociais, pesquisas no Google, e-mail marketing, etc.) e quais são as regiões que mais acessam seu site. 

O papel do monitoramento de dados
Monitorar as visitas que você recebe em sua loja virtual, site ou blog é algo extremamente importante, já que possibilita uma avaliação das estratégias que você adota para divulgar sua empresa, produto ou serviço. Além disso, é possível saber se o conteúdo utilizado está adequado ao seu público-alvo ou se é preciso utilizar outras abordagens, formatos de layout, linguagens ou assuntos para atrair mais clientes e vendas.

Mesmo que você já tenha outra ferramenta que informe o número de visitas que seu site recebe por mês, há muitas outras questões importantes que ficam sem resposta: - Você sabe quantas visitas vieram por meio do seu anúncio em um portal de notícias ou pelo link que você divulgou em sua página no Facebook? Sabe quantas delas vieram de Salvador? E por acaso você tem ideia de quantas dessas visitas foram convertidas em vendas ou novos clientes?

Digamos que você queira abrir uma filial em outra cidade ou deseja contratar um vendedor ou representante para atender mais uma região do país. Como você define o local? Com o Google Analytics, basta levantar os dados gerados pela ferramenta e fazer um cruzamento das informações referentes à localização dos seus visitantes, obtendo uma resposta baseada em estatísticas reais.
É possível também definir quais estratégias de marketing e vendas são as mais adequadas, quais canais de publicidade trazem mais retorno e quais os melhores argumentos para convencer um visitante a entrar em contato ou realizar uma compra em sua loja virtual.

É importante salientar que o Google Analytics não aponta os problemas e erros do seu site. O que ele faz é fornecer inúmeras informações, por meio de tabelas e gráficos gerados, que nos permitem tirar conclusões e identificar os pontos que podem melhorar ou que estão de acordo com o desejado.

Por isso é fundamental contar com uma empresa que tenha experiência na leitura desses dados, para lhe auxiliar na mensuração de todas as informações fornecidas e aplicar mudanças pontuais, que vão atrair mais clientes, leitores ou compradores para o seu site. Nós temos 12 anos de mercado, e sempre nos atualizamos para oferecer as melhores estratégias para que seu site seja bem acessado e fique bem posicionado em mecanismos de busca como o Google.  Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho ou entre em contato conosco para saber mais sobre o Google Analytics.
Confira um exemplo de relatório gerado por meio do Analytics

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Thursday, March 10, 2016

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